Página inicial Matérias Eventos Eventos Classificados Fale conosco


legislação

Lei exige que condomínios tenham treinamento para combater incêndios

Pouca gente sabe, mas até condomínios residenciais precisam, por lei, ter gente preparada para combater incêndios. As brigadas muitas vezes não são treinadas adequadamente. É a síndrome do outro. O outro é que deve participar do treinamento, o outro é que pode ser vítima de um incêndio. Quando acontece uma emergência, bem pouca gente sabe como agir. As brigadas de incêndio são fundamentais para ajudar no socorro enquanto os bombeiros ainda estão a caminho.

Enquanto o Corpo de Bombeiros não chega, o trabalho da Brigada de Incêndio é importantíssimo para evitar que o fogo se espalhe. Os edifícios comerciais e as moradias coletivas, como prédios e condomínios, são obrigados a ter grupos treinados. O total de integrantes depende do tamanho e do número de pessoas no prédio. Em um edifício residencial, funcionários e moradores participam da equipe. Mas muitas vezes é difícil convencer quem mora a participar dos treinamentos.

“Geralmente, quando acontece um incêndio e não há um treinamento, as condições são catastróficas. Eles acabam piorando ainda mais a situação por falta de um conhecimento básico”, conta o engenheiro de segurança do trabalho Carlos Eugênio Berkhout.

Em uma situação de emergência, os brigadistas de um prédio já sabem que têm que se encontrar no hall do edifício. O zelador João Vicente Bento é o líder da brigada.

“O principal é já mandar desligar o gás e o disjuntor do apartamento”, explica Seu João.

O gás e a energia elétrica são fontes potenciais de um incêndio. Cortar o que alimenta o fogo impede que as chamas se espalhem com rapidez. É preciso saber usar os equipamentos adequadamente. Existem três tipos diferentes de extintor: o de gás carbônico, mais indicado para fogo em equipamentos elétricos; de pó, para incêndios em que há líquidos inflamáveis, como tintas, solventes e gasolina; e o de água, que não pode ser usado nas situações anteriores.

“Se você usar um extintor de água pressurizada que seria para materiais sólidos, como sofá, madeira, livros, essas coisas que normalmente nós temos em casa - se você utilizar em um computador que está em curto circuito, pegando fogo, você pode piorar a situação, porque a água, junto com a eletricidade, vai causar o curto circuito que piora toda a situação”, avisa o técnico em segurança do trabalho Victor Eduardo Berkhout.

Já os prédios comerciais, dependendo da avaliação de risco, precisam ter bombeiros civis, além das brigadas. Em uma escola, pessoas comuns se tornam profissionais. A base do treinamento é a mesma dos militares.

“O bombeiro civil vai dar o primeiro combate ao incêndio. Quando for relatado realmente o incêndio, vai ser acionado o bombeiro militar, que vai até o local e tomar conta da ocorrência”, diz Marcelo Silveira, gerente operacional e instrutor de combate a incêndio e salvamento.
A legislação que define como deve ser a brigada de incêndio é feita pelos bombeiros e varia de estado para estado. Em São Paulo, o brigadista deve estar em boas condições físicas, ser alfabetizado para poder ler os avisos e ser maior de idade. Mas, independente da legislação, é fundamental ter alguém no prédio – seja de casa, seja do escritório – treinado para enfrentar uma situação de incêndio ou até mesmo para socorrer alguém que passou mal ou sofreu um acidente.

Dicas importantes para evitar incêndios

1. Cozinhe nas bocas de trás do fogão e sempre com os cabos das panelas virados para trás. Isso evita que crianças entornem os conteúdos sobre elas.

2. Evite segurar as crianças no colo enquanto mexe panelas no fogão ou manipula líquidos muito quentes. Até um simples cafezinho pode provocar graves queimaduras na pele de um bebê.

3. Quando estiver tomando ou segurando líquidos quentes, fique longe das crianças.

4. Nada de toalhas de mesa compridas ou jogos americanos. As mãozinhas curiosas podem puxá-las, causando escaldadura ou queimadura de contato.

5. Não deixe as crianças brincarem por perto quando você estiver passando roupa nem largue o ferro elétrico ligado sem vigilância. Cuidado com os fios dos outros eletrodomésticos. Se possível, mantenha-os no alto. 6. Verifique sempre o estado das instalações elétricas. Fios desencapados podem ser muito perigosos.

7. Evite ligar vários aparelhos eletrônicos em uma mesma tomada;

8. As tomadas devem estar protegidas por tampas apropriadas, esparadrapo, fita isolante ou mesmo cobertas por móveis.

9. Guarde todos os líquidos inflamáveis e químicos fora da casa e trancados longe do alcance das crianças;

10. Muito cuidado com álcool. Ele é responsável por um grande número de queimaduras graves em crianças. Guarde o produto longe do alcance delas. O mais seguro é substituir qualquer versão de álcool por outros produtos de limpeza.

11. Cuidado com os chamados “benjamim” ou “T”, que são pinos de três fases de entrada para conexão de energia. O acessório permite que três eletrodomésticos sejam conectados ao mesmo tempo à tomada elétrica. No entanto, as máquinas não podem ser ligadas ao mesmo tempo. Isso pode causar uma sobrecarga elétrica e gerar um incêndio.

12. Atenção na hora de manter televisores e outros equipamentos ligados próximos a móveis feitos de material inflamável, como camas e sofás. Uma descarga elétrica pode terminar em incêndio ao encontrar as espumas do sofá.

13. Quando estiver num local cercado pelas chamas é procurar uma saída. Para isso, se precisar ultrapassar uma labareda de fogo, se proteja com uma colcha ou toalha molhada.

14. Geralmente, quem não morre pelos danos das queimaduras, perde a vida pela asfixia. O fogo produz muito monóxido de carbono, gás tóxico e fatal para os humanos. Uma forma de evitar a entrada isso é usando um pano molhado sobre o nariz.

15. Em locais distantes do fogo, mas que já estão tomados pela fumaça, a pessoa deve rastejar em busca da saída. A fumaça é mais leve que o ar e sobe. O oxigênio fica mais próximo à superfície do chão. Se a vítima conseguir rastejar, poderá encontrar o oxigênio e não morrer de asfixia.

16. Um erro muito comum das pessoas que são cercadas pelo fogo é tentar se refugiar no banheiro e usar a água da torneira e do chuveiro para se livrar do calor e das chamas. Essa medida deve ser evitada, porque a água evita a morte por queimadura, mas a vítima acaba morrendo por asfixia.

17. Ao chegar em casa e sentir cheiro forte do gás, não acenda nem apague as luzes. Abra portas e janelas para que a casa seja ventilada e o gás se disperse. Acionar o interruptor pode acender uma faísca e causar uma explosão.

Fonte: www.comoviveremcondominio.com
Postado por João Neri

 

 
Página inicial